Dead Space iOS, muitos sustos em pouca tela
Com poucas exceções, o iPhone não é exatamente um lugar para quem gosta do gênero terror… não é fácil fazer se assustar em uma tela de três polegadas. Entretanto, quando o jogo mencionado é o aclamado Dead Space a coisa muda, pois além de ser assustador o jogo é muito sangrento. Nunca tínhamos visto tanto sangue escorrendo do iPhone, mas a Eletronic Arts fez a violência trabalhar bem a serviço da história. Confira a análise completa do game:
História
Você encarna o personagem Vandel, um engenheiro religioso (uma religião bem estranha) selecionado pessoalmente para ir a uma missão perigosa em uma mina no espaço. Nesta missão você vai encontrar muitas criaturas bizarras, os Necromorphs. Para te ajudar, você tem algumas armas para levar no passeio… como a clássica serra de plasma.
Não por ser violento e literalmente “desmembrador”, que Dead Space para iOS faz sucesso. Os fãs da franquia identificam bastante o enredo, o personagem, o HUD minimalista e outros elementos das versões para Xbox 360 e PlayStation 3.
Falando nisso, para quem pretende jogar Dead Space 2 em seu console, vai perceber que a versão para iOS conta uma história original que ocorre antes dos acontecimentos de Dead Space 2. Claro que você não precisa jogar no iPhone para entender os próximos acontecimentos, mas pode ajudar um pouco.
Jogabilidade
Somos céticos quando o jogo é de tiro em primeira pessoa em uma tela de três polegadas, mas Dead Space é, de longe, o game com o melhor controle que já jogamos. Você controla o movimento do personagem pelo lado esquerdo da tela em qualquer lugar que você toque. Não existe um lugar específico para controle. O lado direito controla a mira e o disparo. Ao tocar no lado direito, você saca a arma atual e pode mirar com o arrasto, para atirar basta tocar novamente, tudo muito intuitivo. Inclinar o iPhone/iPod altera o modo que a arma opera, algo muito mais simples no iPhone do que no iPad. Todas as dicas de uso você aprende no tutorial da primeira fase.
Achamos o jogo um tanto lento no começo, por cinco fases você não consegue usar todas as armas, leva bastante susto, mas não é algo dinâmico… você pode se perder facilmente no ambiente, pois o jogo te leva a várias salas idênticas para depois encher de Necromorphs. Mas não se preocupe, dá para fazer uso de uma “bússola” para mostrar o caminho. Existem algumas lutas em gravidade zero que são bem bacanas, mas o resto é um tanto repetitivo.
Gráficos
Dead Space tem visuais distintos para iPhone e iPad. Quanto maior a tela, mais coisas você se sente à vontade de fazer, como lançar objetos nos inimigos, por exemplo. Mas o traje do Vandal em Retina display fica muito animal… os ambientes são bem construídos e detalhados. Até os cartazes nas paredes ajudam a entrar no clima. E o som é um show à parte. Na introdução do jogo eles recomendam o uso de fones para uma melhor experiência.. eu também recomendo que você jogue no escuro (de preferência em outro quarto em que a sua esposa não esteja tentando dormir) sério.
Conclusão
Dead Space não é um jogo extraordinário, é mais um capítulo que se enquadra bem com os jogos da franquia para os consoles, mesmo que seja um pouco diferente. Isso mostra que aEA entende as diferenças e limitações de dispositivos como o iPhone ou iPad. Dead Spacetem boa jogabilidade e comandos simples, o visual é ótimo, a história é legal (apesar de ser um pouco repetitiva) e o som é ANIMAL
.
.